Quem sou eu

São Jerônimo, RS, Brazil
Somos trabalhadores da Doutrina Espírita, desenvolvendo um trabalho de caridade cristã focado no atendimento através de cirurgias espirituais.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

 A ÁRVORE QUE PRODUZ BONS FRUTOS E A ÁRVORE QUE PRODUZ MAUS FRUTOS

Não existe, nas palavras de Jesus, qualquer espécie de reprimenda à árvore que produz maus frutos e nem palavras de louvor a que produz bons frutos: é apenas uma constatação. 
"A árvore que produz maus frutos não é boa", mas não é inteiramente má, ou seja, o homem não estará irremediavelmente condenado pelas ações infelizes que praticar.
O perdão espiritual é privilégio para todas as criaturas, pois não existe quem não esteja incluído no Plano Divino de Aperfeiçoamento. 
Na sequência, o Mestre nos ensina "a árvore que produz bons frutos não é má", mas Jesus também não a considera inteiramente boa, pois, assim como o homem transitoriamente bom é capaz de atitudes insensatas, o homem temporariamente mau também é capaz de gestos de elevada nobreza.
Cada uma delas se revela no estágio em que se encontra, ou melhor, uma não é boa ainda e a outra não é má de todo, mas ambas atingirão o Supremo Bem de onde, originalmente saíram.
A árvore simboliza o homem; os frutos são os pensamentos, os atos e as obras.
A qualidade dos pensamentos, atos e obras revelam o grau de adiantamento moral em que cada um se encontra.

Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 21 - comentários.

Nenhum comentário: